top of page

Blog

Bem-vindo ao meu blog sobre citometria de fluxo.

Buscar

O que é citometria de fluxo?


A citometria é um processo que mensura as características individuais de cada célula única (single cell) presente em uma amostra. Este processo pode ser aplicado também para análise de microvesículas extracelulares, bactérias e partículas. Desta forma, durante o processo de citometria de fluxo, as mensurações feitas de uma célula, seus fragmentos, componentes secretados ou partículas são realizadas em um fluxo fluídico.


O citômetro de fluxo é o equipamento utilizado para se realizar a citometria de fluxo. Nele, partículas são alinhadas através de um sistema fluídico e direcionadas ao ponto de interceptação. Neste local, lasers incidem sob as partículas ou células presentes na amostra e de acordo com a sua capacidade de refletir o feixe de luz é possível detectar e determinar as suas propriedades físicas, como tamanho e complexidade.


Outros parâmetros celulares podem ser avaliados na citometria de fluxo através de fluorocromos, que possuem a capacidade emitirem fluorescência quando estimulados por lasers. Nestes casos, os fluorocromos podem ser complexados a anticorpos que possuem especificidade de se ligar em proteínas de interesse a serem analisadas. Outros componentes e processos celulares também podem ser analisados, como quantidade de DNA, morte celular, proliferação celular e outros.


Referência: Shapiro, Howard M. Pratical Flow Cytometry, 4th edition.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page